Atualização do WordPress 5.0: Novidades e novos Recursos

Tudo sobre a Atualização do WordPress 5.0

Neste artigo, você saberá um pouco sobre a Atualização do WordPress 5.0 e novidades sobre esta nova versão que está causando burburinhos no mercado de criação de sites e blogs.

Cada vez que uma nova versão do WordPress é lançada no mercado, ficamos todos um pouco empolgados e curiosos para começar a mexer com seus novos recursos, novos e melhores plugins, não é verdade?

No entanto, poucas versões no passado atraíram tanta agitação em torno deles quanto o WordPress 5.0 devido a estas duas palavras simples: o novo editor baseado em blocos – também conhecido como Gutenberg.

Não, não estamos falando do cara alemão dos anos 1400. Gutenberg é um redesenho completo e re-imaginação do editor do WordPress. Com a nova Atualização do WordPress 5.0, a maneira padrão que as pessoas criam conteúdo com o WordPress mudou radicalmente.

Grandes alterações na sua plataforma favorita podem ser difíceis de aceitar. No entanto, mesmo as plataformas mais populares, como o WordPress, precisam se adaptar aos tempos ou arriscar perder mercado.

Gutenberg é um salto ousado nesse novo WordPress 5.0, e não é a única atualização que está chegando.

Vamos discutir o que torna das novidades do WordPress 5.0 único em comparação com os lançamentos anteriores e, em seguida, veremos o que esperar do WordPress 5.0 e do editor do Gutenberg.

Vamos falar sobre o futuro!

 

WordPress 5.0 é a versão mais segura recente

Se você já usa o WordPress há algum tempo, saberá o quanto a plataforma mudou ao longo do tempo.

Até mesmo as atualizações individuais costumam trazer mudanças significativas.

Por exemplo: a atualização 4.9 ″ Tipton ’ permitiu que os usuários programassem alterações de design no WordPress Customizer para que pudessem ser publicados em datas posteriores, assim como os rascunhos postados.

O WordPress 4.8, por outro lado, nos trouxe muitas atualizações de widgets.

Por exemplo: se você quisesse imagens em seus widgets no passado, teria que adicioná-las manualmente.

Agora, há três widgets de mídia dedicados para arquivos de imagem, áudio e vídeo.

Outro dos nossos recursos favoritos da versão 4.8 foi a opção de verificar eventos WordPress próximos diretamente do seu painel, o que é útil se você quiser fazer alguma rede.

No entanto, todas as mudanças que mencionamos até agora são bastante incrementais. Elas são úteis, mas não são exatamente revolucionários. A maioria das atualizações do WordPress tem sido mais sobre dar pequenos passos em frente, em vez de grandes saltos – ou seja, até o WordPress 5.0.

O que esperar do WordPress 5.0

Esta nova Atualização do WordPress 5.0 está apostando no “incremental” com algumas mudanças bastante importantes.

O maior deles é o editor em bloco, mencionado anteriormente, o Gutemberg, sobre o qual falaremos mais em breve.

Mas o WordPress 5.0 também marca uma mudança em como a plataforma lida com versões.

Antes, costumava ser o caso de você poder contar com dois grandes lançamentos do WordPress por ano, com muitas mini-atualizações nesse meio tempo.

Agora, a equipe principal do WordPress 5.0 está planejando se afastar do modelo de lançamento programado.

A ideia é que, ao remover a pressão de prazos pré-determinados, a plataforma poderá dar saltos mais significativos e não receberemos atualizações que pareçam ter falta de conteúdo significativo.

Além disso, aqui estão algumas das outras mudanças significativas que tornam o WordPress 5.0 uma atualização muito interessante.

 

Mudanças Importantes e Novidades do WordPress 5.0

 

  • O foco da plataforma está se movendo em direção a uma experiência de construção de sites mais intuitiva. O WordPress já lidera o pacote em termos de participação de mercado. E ao melhorar a funcionalidade de criação de sites do WordPress, a equipe principal tem como objetivo manter essa participação no mercado contra o aumento de construtores de sites hospedados.

 

  • Algumas melhorias para o WordPress Rest API. A WordPress Rest API ajuda os desenvolvedores a criar mais produtos ricos em recursos, facilitando o envio e a extração de dados do seu site. Esta atualização significa que os desenvolvedores poderão criar aplicativos mais facilmente usando a plataforma como uma estrutura.

 

  • Construção de temas personalizados se torna mais fácil. No passado, você precisava de pelo menos um plano de desenvolvimento simples para montar um tema do WordPress. Com Gutenberg, a criação de temas se tornará muito mais acessível graças aos blocos.

 

  • Os plug-ins do construtor de páginas podem perder alguma relevância. Existem muitas ferramentas fantásticas de criação de páginas que você pode usar com o WordPress, algumas das quais rivalizam com plataformas profissionais.

Gutenberg não será jogo para eles no início, mas pode dissuadir as pessoas de usá-los a longo prazo.

WordPress 5.0 traz o novo Gutenberg

Gutenberg é o novo editor do WordPress 5.0 que até agora recebeu várias críticas da comunidade WordPress mundial. Lançado como um plugin para fins de teste, atualmente tem uma classificação média de 2 estrelas de mais de 1.800 pessoas .

Mas ainda assim, o pessoal do WordPress está no fundo do joelhos, fazendo do Gutenberg o editor perfeito para o WordPress, ao mesmo tempo em que mantém a reputação de uma plataforma de construção de sites fácil de usar.

O editor atual é muito amigável e é uma das principais razões por trás da popularidade do WordPress.

Muitos usuários do WordPress 5.0 estão frustrados com o fato de que o Gutenberg fazer parte do núcleo do WordPress em vez de ser lançado como um plugin separado. Muitos questionam que Gutenberg está sendo lançado com o WordPress 5.0, já que ele é pouco utilizável e altamente não testado.

 

Gutenberg também afeta temas e plugins

Além de sua própria experiência de edição, o Gutenberg também traz mudanças importantes para muitos dos seus plugins e temas favoritos.

Por exemplo: provavelmente veremos o surgimento de muitos temas amigáveis ​​com o Gutenberg, que serão desenvolvidos para aproveitar todos os novos recursos oferecidos pelo editor.

Já vimos alguns temas interessantes sendo lançados, como o Atomic Blocks e até mesmo o novo tema padrão, Twenty Nineteen, que proclama seu primeiro foco em Gutenberg.

 

interface do gutenberg wordpress 5.0

 

E os temas existentes também não são sossegados. Temas populares como Neve e Hestia agora vêm com compatibilidade total com Gutenberg também.

Da mesma forma, você verá alterações com alguns de seus plug-ins favoritos. Muitos plug-ins interagem diretamente com o editor do WordPress, seja para adicionar novas funcionalidades ou incluir códigos de acesso.

Esses plugins precisarão se tornar compatíveis com Gutenberg, a menos que eles já tenham a compatibilidade registrada nos seus pré-requisitos.

 

Afinal, Atualizar para WordPress 5.0 ou Não Atualizar? – Eis a Questão.

A atualização para uma versão mais recente de qualquer software é uma decisão que deve ser tomada após alguns testes. As empresas geralmente relutam em atualizar para uma versão mais recente e continuar trabalhando nas anteriores, pois estão satisfeitas com o desempenho.

O WordPress 5.0 trará grandes atualizações de segurança e correções de bugs, portanto, atualizar seu site para 5.0 não é uma grande escolha, mas uma necessidade.

Gutenberg, por outro lado, pode ser evitado simplesmente instalando o plugin Classic Editor que permitirá que você use o editor atual no WordPress 5.0.

No entanto, você não deve se juntar ao grupo de pessimistas antes de tentar o editor sozinho. Se você se sente mais confortável com o uso de construtores de páginas, talvez goste de usar o Gutenberg.

Aqui estão algumas coisas a considerar antes de mudar para Gutenberg:

  • A necessidade de suporte ao cliente como chances de algo dar errado é alta.
  • Você pode precisar treinar seus clientes se eles estiverem lidando com o lado do conteúdo do site.
  • Você precisará testar o Gutenberg em todos os seus sites se estiver gerenciando vários sites.
  • Se você usa o WordPress em um blog pessoal em que sua atividade principal está sendo escrita, Gutenberg pode ser uma boa opção.
  • Testar o Gutenberg e decidir se vai usá-lo em seu site será um processo pelo qual todos passarão. Você precisa ter certeza de tomar uma decisão baseada no que é melhor para o seu site e seus clientes e não nas avaliações dos usuários.

 

Conclusão:

Estamos apostando bastante nessa nova Atualização do WordPress 5.0 e acredito firmemente que será uma das melhores versões lançadas.

Aliás, por ser uma plataforma que é versátil e cresce exponencialmente no mundo todo, ele tem tudo pra dar uma alavancada legal.

 

Facebook
Google+
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *